Você está aqui: Página Inicial > Notícias > CI homenageia três docentes aposentados
conteúdo

Notícias

CI homenageia três docentes aposentados

última modificação: 05/07/2022 19h22

O Centro de Informática (CI) prestou homenagem, hoje, a três professores, recentemente aposentados, com carreiras acadêmicas que ultrapassam 35 anos e que deixam um legado na história do CI por haverem contribuído para a formação intelectual de várias gerações de profissionais e para que o Centro alcançasse um nível de excelência reconhecida no país e internacionalmente. 

Uma grande representação da comunidade acadêmica compareceu à cerimônia, realizada no auditório do Liepe, para saudar os professores Raimundo Nóbrega, Antonio Carlos Cavalcanti e Hamilton Soares, que receberam, cada um, da Direção do CI, uma placa que homenageia a exemplar contribuição institucional, ao longo da trajetória acadêmica, fundamental para a construção do Departamento de Informática (DI), há 37 anos.

A saudação aos homenageados foi feita pelo professor Gustavo Motta, que iniciou sua fala destacando o caráter de empreendedor do professor Raimundo Nóbrega, pelo seu pioneirismo e atuação vitoriosa no processo de criação do DI, que funcionou por muitos anos atrelado ao Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN).  Gustavo Mota lembrou que o professor Raimundo Nóbrega conseguiu o primeiro laboratório de microcomputadores para o departamento e seu empenho foi fundamental para a obtenção do acervo inicial da biblioteca.

Sobre o professor Antonio Carlos, Gustavo Motta observou que ele foi o primeiro docente com nível de doutorado a atuar no DI e que sua contribuição foi fundamental para a introdução dos pesquisadores no universo da pesquisa de hardware. " Ele trouxe o sistema operacional Linux para o laboratório", lembrou, afirmando que esse laboratório foi o primeiro a se integrar à internet. 

Ao apresentar um pouco da biografia acadêmica do professor Hamilton Soares, Motta disse que o espírito conciliador foi sua marca em todos os anos de exercício da docência. Motta reconheceu sua importância para a consolidação do DI, através de sua capacidade profissional e dedicação demonstrada em 39 anos de atuação.

Em sua mensagem aos participantes da solenidade, o professor Raimundo Nóbrega afirmou que exerceu o magistério superior por 46 anos, dedicando-se à exaustão, porque, para ele, " a aula era sagrada". "Eu gostava de dar aula e ensinei a mais de 15 mil alunos", declarou em estado de comoção. Na ocasião, ele lamentou o fato de a política de cotas ainda não ter atingido seus objetivos, pois, nessas décadas como professor, apenas cinco alunos eram da cor negra. 

O professor Hamilton Soares agradeceu à comunidade universitária pela convivência  e enalteceu os estudantes do CI, afirmando que eles são " a nossa essência". Disse, também, que sempre teve prazer em dar aula, por entender  que o amor à profissão deve nortear cada ação de um professor. 

Já o docente Antonio Carlos disse que estava sensibilizado com a homenagem e agradeceu à direção do CI pela iniciativa. Ele relembrou momentos marcantes na construção do DI, destacando como um aspecto fundamental o trabalho cooperativo dos pioneiros em torno da meta primordial que era estruturar um departamento que viria a ser um dos mais importantes da instituição, formando pesquisadores de alto nível e fazendo ensino, pesquisa e extensão de qualidade.

A cerimônia foi organizada e conduzida pela secretária Maria de Lourdes Cavalcanti, atualmente afastada das atividades para realizar capacitação profissional. 

TEXTO E FOTOS: MADRILENA FEITOSA, Assessoria de Comunicação do CI