Você está aqui: Página Inicial > Notícias > CI na Semana Nacional de Empreendedorismo do Sebrae/PB

CI na Semana Nacional de Empreendedorismo do Sebrae/PB

última modificação: 30/06/2021 14h43

O Centro de Informática (CI), em parceria com a Unidade de Educação Empreendedora e Empresarial do Sebrae/PB, vai oferecer as oficinas “Quadro Modelo de Negócio do Sebrae”, baseada em Business Model CANVAS, e MINDSET Empreendedor, nos dias 27, 28 e 29 de novembro, durante a Semana Nacional de Empreendedorismo do Sebrae.

A Oficina MINDSET Empreendedor está programada para o dia 27, das 8h às 12h, no CI. A oficina “Quadro Modelo de Negócio do Sebrae”, baseada em Business Model CANVAS, será oferecida a duas turmas: dias 28 e 29 de novembro, das 8h às 12h, também no CI.

Podem se inscrever professores, alunos e servidores técnico-administrativos do Centro. Serão aceitos apenas 20 alunos, por turma, segundo orientação do Sebrae.

A oficina CANVAS tem por objetivo orientar potenciais empresários a refletirem de uma maneira sistematizada sobre sua ideia de negócio, de modo a definirem para si mesmos uma estratégia mais consistente e coerente com o contexto mercadológico, e ajudando-o a construir uma mentalidade voltada para a gestão do seu negócio. Também pode ser útil para empresários que desejam passar a atuar em novos segmentos de mercado.

Está estruturada em duas etapas. Primeiro com a explanação de princípios sobre empreendedorismo e sobre o quadro de modelo de negócios. Numa segunda etapa, a oficina trabalha com a modelagem do negócio, quando os participantes irão preencher o quadro do modelo de negócios sob orientação do facilitador, que irá realizar perguntas a cada bloco para levar o participante a concluir sobre suas respostas dentro do que ele acredita ser estratégico para o sucesso do seu negócio.

MINDSET EMPREENDEDOR

MINDSET é descrita como a mentalidade que cada um de nós tem em relação à vida. Esse conceito foi criado para traduzir um conjunto de atitudes mentais que influencia diretamente os nossos comportamentos e pensamentos.

Um profissional cujo perfil é de um MINDSET Empreendedor tem como característica principal o fato de ter uma visão muito clara de seus objetivos. Além de saber onde quer chegar, também está sempre buscando informações sobre o que o cliente precisa, sobre o desempenho financeiro ou operacional de seu negócio, além de informações de sua equipe.

Outro traço marcante é que esse empreendedor sabe planejar e tem habilidade para correr riscos calculados. Ele desenvolve o autoconhecimento e alcança as condições para suportar as adversidades e seguir em frente. O empreendedor de sucesso sabe qual sua missão pessoal de vida. Também exerce boa comunicação e sabe explorar o relacionamento interpessoal.

SEMANA GLOBAL DE EMPREENDEDORISMO

Este ano, o Sebrae será âncora deste movimento no Brasil, que, até 2017, era capitaneado pela Endeavor. Em anos anteriores, o Sebrae foi parceiro desse evento. Hoje, 170 países estão incluídos nessa ação.

A Semana Global de Empreendedorismo foi criada em 2007 pelo ex-primeiro ministro britânico Gordon Brown e pelo presidente da Kauffman Foundation, na época, Carl Schramm, com o objetivo de fortalecer e disseminar a cultura empreendedora, conectando, capacitando e inspirando as pessoas.

Durante o mês de novembro acontecem diversas atividades com diferentes públicos e temáticas, sempre abordando o empreendedorismo de alguma maneira.

Nos últimos três anos, o evento mobilizou no Brasil mais de 2,5 milhões de pessoas, com cerca de dez mil atividades, o que faz da semana brasileira a maior do mundo, com sete premiações internacionais.

INSCRIÇÕES no link.

FONTE: Assessoria de Comunicação do CI e Sebrae/PB