Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cursos do CI são avaliados com quatro estrelas por Guia da Faculdade 2022

Cursos do CI são avaliados com quatro estrelas por Guia da Faculdade 2022

última modificação: 08/11/2022 14h31

O Guia da Faculdade 2022, publicação do Estadão, atribuiu quatro estrelas aos cursos de Ciência da Computação e Engenharia da Computação do Centro de Informática (CI), em avaliação dos cursos da UFPB, divulgada, recentemente, e que pode ser vista no link: https://publicacoes.estadao.com.br/guia-da-faculdade-2022/page/3/?post_type=faculdades_2022&ano=2022&s=ufpb&tipo&modalidade&estado&cidade&classificacao

Cinco cursos de graduação da instituição alcançaram avaliação máxima no Guia da Faculdade 2022. A avaliação foi realizada pelo Estadão, em parceria com uma das principais startups da área educacional do país, a Quero Educação.

As graduações em Nutrição, Arquitetura e Urbanismo, Gestão Pública e Química, do Campus I, em João Pessoa, e em Ecologia no Campus IV, em Rio Tinto, tiveram destaque na publicação recebendo 5 estrelas, conceito máximo.

Dos 89 cursos da UFPB avaliados no ranking, 55 cursos receberam 04 estrelas (muito bom) e 29 cursos foram avaliados com 03 estrelas (bom). Confira aqui a lista com o ranking dos cursos da UFPB.

Na avaliação de 2021 a UFPB obteve 84 cursos estrelados no Guia, sendo 05 cursos com 5 estrelas (Ecologia, Licenciatura em Matemática, Bacharelado em Matemática, Nutrição e Tradução); 51 cursos com 4 estrelas; e 28 cursos com 3 estrelas. O que representa que houve um avanço no ano de 2022.

O ranking analisa, anualmente, quase 16 mil cursos de graduação (presenciais e a distância) de todo o país, de instituições de ensino superior cadastradas no Ministério da Educação que aceitam o convite para participar da avaliação. São considerados cursos indicados pelas universidades, e que já tenham ao menos uma primeira turma com alunos já formados.

De acordo com a Pró-reitora de Graduação, Silvana Maciel, a UFPB tem trabalhado para a melhora dos cursos presenciais e a distância através do trabalho da Gestão Superior da Reitoria, da Pró-reitoria de Graduação (PRG), e em parceria com as demais Pró-reitorias e Superintendências. “E com articulação com os demais gestores a nível de Centros, de Departamentos e de Coordenações. Entendendo que a melhoria dos cursos passa por questões que permeiam os PPC e demais questões vinculadas à vida dos discentes e docentes”, afirmou a gestora.

Para o Reitor da UFPB, Valdiney Gouveia, o desempenho no Guia da Faculdade 2022 reflete que a universidade está no caminho certo, não só nas graduações como também nas pós-graduações, cujos recentes resultados da avaliação quadrienal da Capes reforçam o aumento da qualidade dos cursos ofertados.

“O Guia da Faculdade consegue captar a essência do que tem sido a UFPB. Então 55 cursos com conceito 4 é bastante coisa, além disso temos 5 cursos com conceito 5, somados aí são aproximadamente 50% dos nossos cursos com conceito 4 ou 5, o que fala da excelência da nossa universidade. Acerca do nosso curso que temos com conceito 3, sinalizam que temos ainda um potencial enorme para crescer, seguiremos crescendo no sentido que a universidade apresente cada dia mais qualidade na formação dos nossos estudantes”, disse o Reitor.

A Pró-reitora de Graduação também reafirma o trabalho da UFPB na constante melhoria da qualidade dos cursos ofertados. “Nosso objetivo sempre é alcançar o patamar mais alto. Ou seja, alcançar nota 5 para todos os nossos cursos, posto que essa é a nota máxima e, portanto, a que coroa o curso com um reconhecimento da sua excelência”, disse Silvana Maciel.

Sobre a avaliação

A avaliação é realizada com base nas informações fornecidas pelos coordenadores dos cursos em um questionário. O desempenho leva em conta o projeto pedagógico, corpo docente e infraestrutura dos cursos. As avaliações são realizadas por mais de 10 mil coordenadores e professores do Ensino Superior cadastrados na plataforma para realizar o trabalho de forma voluntária, e cada curso é avaliado por 06 profissionais.

FONTES: ASCOM DO CI E ASCOM DA UFPB