Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Diploma digital criado pelo Lavid/CI é destaque na revista UFPB.Br

Diploma digital criado pelo Lavid/CI é destaque na revista UFPB.Br

última modificação: 25/06/2021 21h22

A solução tecnológica desenvolvida pela equipe do Núcleo de Pesquisa e Extensão Lavid ,do Centro de Informática (CI), que realiza a emissão, autenticação e preservação de diplomas, no formato digital, é a principal notícia da capa da mais nova edição da revista UFPB.Br, lançada, esta semana.

Os primeiros diplomas universitários digitais do Brasil, desenvolvidos com tecnologia de registro e autenticação distribuída, baseada em blockchain e certificados digitais, foram entregues, em fevereiro, no auditório do Centro de Informática (CI), a onze concluintes dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia da Computação.

O diploma digital foi criado através do projeto GT-RAP, Serviço de Registro, Autenticação e Preservação Digital de Documentos . Essa plataforma inovadora foi construída sob a coordenação dos docentes e pesquisadores Guido Lemos e Rostand Costa, do Núcleo Lavid, com a colaboração do professor e pesquisador Daniel Faustino, da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) do Rio Grande do Norte; de uma equipe de desenvolvedores da Superintendência de Tecnologia da Informação da UFPB; Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e do Instituto de Tecnologia e Sociedade do RJ (ITS/Rio).

O novo serviço que emite os diplomas digitais, armazena por um longo tempo esses documentos e autentica quando alguém precisa, garantindo que tudo isso aconteça sem risco de perda das informações, as quais devem ser capazes de perdurar além das instituições e sistemas de origem.

A solução tecnológica vai ao encontro de uma demanda crescente nos meios universitários por mais segurança na expedição de diplomas e outros documentos que certificam a formação em nível superior.

A revista pode ser acessada no facebook (/revistaufpb.br), instagram (revistaufpb.br) e no twitter (revistaufpbbr).

FONTE: Assessoria de Comunicação do CI