Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Experiência do Projeto Meninas na Computação do CI será apresentada na EXPOTEC 2018

última modificação: 30/06/2021 14h39

A história e os avanços do Projeto Meninas na Computação do Centro de Informática (CI), coordenado pelas professoras Josilene Aires Moreira e Giorgia De Oliveira Mattos , serão apresentados durante o seminário MulheresTec, dia 9 de novembro, durante a EXPOTEC 2018, no Centro de Convenções de João Pessoa.

O principal tema do MulheresTec nessa edição da EXPOTEC é “Programar e não ser programada” e objetiva motivar a participação da mulher em cursos das ciências exatas. O seminário está sob a coordenação de Tanara Lauschner , professora da Universidade de Manaus e membro da diretoria do projeto “Meninas Digitais”, chancelado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

A secretária executiva estadual de Ciência e Tecnologia, Francilene Procópio fará a palestra de abertura, com o tema “Empreendedorismo feminino em tecnologia”.

Além das coordenadoras e alunas integrantes do Projeto Meninas na Computação do CI, mais grupos de universitários e universitárias da Paraíba e suas coordenações confirmaram presença no evento, que acontecerá durante todo o dia 9 de novembro. São eles:

• WIE/IEEE – UFPB – JP
  • IT Girls (UFPB/Campus IV)
  • WIE/IEEE -IFPB – CG
  • WIE/IEEE – IFPB – JP

PROGRAMAÇÃO:

• 9h – Abertura
    Mesa: Profª. Tanara Lauschner (Meninas Digitais-SBC/UFAM); Profª. Josilene Aires Moreira (Meninas da Computação-UFPB); Profª. Renata Viegas (It Girls-UFPB IV); Cecília Flávia (presid. WIE); Secretária Estadual Francilene Procópio.
    Palestra: “Empreendedorismo feminino em tecnologia” – Sec. Exec. SERHMACT/PB – Francilene Procópio.
  • 10h30 às 11h – Exibição do documentário – “The computers – ENIAC Programmers”
  • 11h às12h – Debate: Moderação: Tanara Lauschner e Josilene Aires com participação do público.
  • 14h às 17h – Apresentação de iniciativas:
    1) Meninas na Computação (UFPB)
    2) Ramo estudantil JP WIE IEEE (UFPB)
    3) IT Girls (UFPV/Campus IV)
    4) WIE-IFPB – CG
    5) WIE – IFPB – JP
  • 17h às 18h – Palestra – “Por que as mulheres não gostam de programar?” Profª. Vanessa Dantas – IT Girls UFPB/Campus IV
    No turno da tarde, das 14h às 18h, em paralelo, será realizada a Oficina de desenvolvimento de app para Android.

FONTES: Assessoria de Comunicação do CI e EXPOTEC 2018