Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Potencial de inovação do CI é destacado por Ministério e Fapesq
conteúdo

Notícias

Potencial de inovação do CI é destacado por Ministério e Fapesq

última modificação: 30/03/2022 17h29

O potencial do Centro de Informática (CI) para a inovação tecnológica e a criação e desenvolvimento de startups foi destacado durante a apresentação do projeto Centelha II, na quarta-feira, 28, para a comunidade acadêmica, no auditório do CI. O evento reuniu representantes da Finep ( Financiadora de Estudos e Projetos) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e Fapesq ( Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba), que foram recepcionados pelo diretor do CI, Lucídio Cabral, e pelo diretor do CTDR, João Andrade.  

Na ocasião, os representantes da Finep e Fapesq fizeram esclarecimentos sobre como submeter propostas ao Edital Centelha II, um dos maiores programas de incentivo ao empreendedorismo da América Latina.

O palestrante Marcelo Camargo, da Finep, abordou sobre as perspectivas e desafios do processo de inovação dentro das empresas e na sua relação com as universidades. Marcelo Camargo é superintendente da área de Pesquisa Aplicada e Desenvolvimento Tecnológico da Finep.

O edital Centelha II possui recursos de subvenção na ordem de R$ 60 mil para cada proposta contratada, com um adicional de R$ 26 mil por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que são destinados a bolsas, contratação de pessoas ou serviços para o desenvolvimento dos projeto. Nesta edição, o programa ainda conta com o apoio da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) no financiamento de recursos para a contratação total de 39 projetos.

Participaram, ainda, do encontro, o presidente da Fapesq, Roberto Germano, e a gerente do Departamento de Desenvolvimento Tecnológico e Subvenção Descentralizada da Finep, Adriana Haguenauer.

 

FONTE: Assessoria de Comunicação do CI