Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professor Anand Subramanian é primeiro docente do CI na categoria PQ -1D do CNPq
conteúdo

Notícias

Professor Anand Subramanian é primeiro docente do CI na categoria PQ -1D do CNPq

Ele e os docentes Alisson Brito e Teobaldo Bulhões Júnior do CI constam no seleto grupo de 82 pesquisadores da UFPB com projetos pré-aprovados pela chamada No 04/21 do CNPq.
última modificação: 26/01/2022 14h06

O professor Anand Subramanian é o primeiro docente do Centro de Informática (CI) da UFPB a ser classificado na categoria PQ-1D do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e será contemplado com bolsa de produtividade em pesquisa. Ele e os docentes Alisson Brito e Teobaldo Bulhões Júnior do CI constam no seleto grupo de 82 pesquisadores da UFPB com projetos pré-aprovados pela chamada No 04/21 do CNPq.

Nessa chamada, Anand Subramanian participa com o projeto "Modelos e algoritmos para problemas de escalonamento de tarefas e roteamento de veículos " . Os docentes Alisson Brito e Teobaldo Bulhões Júnior foram classificados na categoria PQ-2 e irão desenvolver, respectivamente, os projetos intitulados " Um método computacional para monitoramento e detecção de falhas em máquinas industriais utilizando a Teoria do Caos" e " Algoritmos para problemas de roteamento de veículos e de escalonamento de tarefas".

Segundo os critérios estabelecidos pelo CNPq, o pesquisador é enquadrado na categoria 1 em quatro diferentes níveis (A, B, C ou D), com base comparativa entre os seus pares e nos dados dos últimos dez anos, dentre eles o que demonstre capacidade de formação contínua de recursos humanos.

Para a categoria 2, em que não há especificação de nível, será avaliada a produtividade do pesquisador, com ênfase nos trabalhos publicados e orientações, ambos referentes aos últimos cinco anos.

A bolsa de produtividade em pesquisa é destinada a pesquisadores que se destaquem entre seus pares, valorizando a produção científica, segundo critérios normativos, estabelecidos pelo Conselho, e específicos, pelos Comitês de Assessoramento (CAs) do CNPq.

São objetivos da chamada: a) valorizar pesquisadores que possuam produção científica, tecnológica e de inovação de destaque em suas respectivas áreas do conhecimento; b) incentivar o aumento da produção científica, tecnológica e de inovação de qualidade; c) selecionar projetos de pesquisa que sejam propostos considerando o rigor e o método científico, bem como outros conceitos fundamentais para a produção do conhecimento científico.

O resultado final será divulgado pelo CNPq em 09 de fevereiro, mas a previsão é que todos os nomes da lista preliminar permaneçam. A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) obteve a aprovação, preliminarmente, de 82 projetos junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), para bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ).

O resultado apresenta os 5.636 projetos contemplados com recursos no valor de mais de R$ 400 milhões, oriundos do orçamento do CNPq, a serem liberados de acordo com a disponibilidade orçamentária e financeira da entidade. A vigência das bolsas está prevista para ter início em 1º de março, e as bolsas têm duração entre 36 e 60 meses, conforme a categoria.