Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professor e aluno do CI ganham prêmio "Melhor Short Paper" no SBGames
conteúdo

Notícias

Professor e aluno do CI ganham prêmio "Melhor Short Paper" no SBGames

última modificação: 26/10/2021 17h30

O professor Ed Porto Bezerra, do Centro de Informática (CI) da UFPB, e o mestrando do Programa de Pós-graduação em Computaão, Comunicação e Artes (PPCCA/UFPB), Gabriel Ponciano, receberam o prêmio "Melhor Short Paper" na Trilha de Educação do XX Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames) com o trabalho intitulado “Litoralia: um jogo digital para o ensino da biodiversidade brasileira”.

O artigo premiado apresenta um protótipo de um jogo digital que incentiva o conhecimento sobre os ambientes costeiros e marinhos em estudantes do ensino médio. O método de trabalho utilizado é o "diGital educAtional gaMe dEvelopment methoDology (GAMED)”, que se apropria de diferentes métodos acerca do desenvolvimento de jogos educacionais. Esse trabalho encontra-se, atualmente, na fase de design de software. Como resultados preliminares foram identificados os objetivos de aprendizagem, elaboradas as mecânicas primárias do jogo e desenvolvido um protótipo. Os próximos passos do trabalho incluem: a definição da estética de jogo, a validação do protótipo, a implementação do software e a aplicação em turmas de ensino médio.  

O SBGames foi realizado no modo virtual, no período de 18 a 21 de outubro, com sede da organização geral em Gramado (RS).  Trata-se do maior evento acadêmico da América Latina na área de Jogos e Entretenimento Digital. É promovido anualmente pelo Grupo de Interesse Especial em Jogos e Entretenimento Digital (CEJOGOS) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Reúne pesquisadores, estudantes e empresários que têm os jogos eletrônicos como objeto de investigação e produto de desenvolvimento. Anualmente são recebidos cerca de mil participantes de diferentes regiões do Brasil e de países como Peru, Argentina, Uruguai, Estados Unidos, Inglaterra, Portugal, dentre outros. 

A PROGRAMAÇÃO COMPLETA PODE SER VISTA NO LINK: https://www.sbgames.org/sbgames2021/wp-content/uploads/2021/10/Programac%CC%A7a%CC%83o-Inicial.pdf

 

 

FONTE: Assessoria de Comunicação do CI e SBGames.