Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Vice-reitora fala de "felicidade" em evento no CI
conteúdo

Notícias

Vice-reitora fala de "felicidade" em evento no CI

última modificação: 26/09/2022 14h57

Entender a felicidade como algo inerente ao ser humano e que precisa ser exercitada, a partir de um treinamento mental e atitudes. O tema foi amplamente abordado pela vice-reitora da UFPB, Liana Filgueira, em palestra para cerca de cem mulheres, na última sexta-feira, no auditório do Liepe/CI, durante o evento "Computação além dos códigos", promovido pelo projeto Meninas na Ciência da Computação do CI, dentro da programação alusiva ao Setembro Amarelo, de valorização da vida.

"Ser feliz é atitude. É como treinar músculos", afirmou a vice-reitora, especialista em Psicologia Positiva e Mindfulness Funcional. Ela iniciou a abordagem integrando as participantes em um exercício de meditação com o intuito de mostrar que a busca da felicidade tem relação com o desenvolvimento da atenção plena.

Nesse contexto, a palestrante ressaltou que a partir de estudos e práticas que desenvolveu na área de Mindfulness observou que é preciso treinar a mente para viver a felicidade. "É parar e se perceber. Saber que você pode controlar apenas o que está dentro de si", disse.

Apresentou teorias e gráficos que sintetizam o processo de autoconhecimento e desenvolvimento para a felicidade, dentre eles os cinco pilares da Psicologia Positiva, que são engajamento, propósito, relacionamentos positivos, realizações e emoções positivas.

A relação entre desafio e competência na realização de sonhos, a partir da Teoria de Flow (fluxo), criada pelo psicólogo húngaro Mihaly Csikszentmihalyi , também foi destacada e traduzida aos participantes como a importância de se ter bons desafios, em estado de fluxo (flow), e não se acomodar com as conquistas. " É bom ter frio na barriga para enfrentar os novos desafios", arrematou, observando que para alcançar objetivos temos de ultrapassar a zona do medo e da aprendizagem.

Como ferramentas para a felicidade foram também citadas a gratidão, forças de caráter, elaboração de metas e mindfulness, que significa atenção plena ou a prática de se concentrar completamente no presente.

MULHERES NA TECNOLOGIA - Após a palestra da vice-reitora, foi iniciada uma mesa-redonda sobre o tema "Mulheres na Tecnologia", com a presença de Natasha Costa, analista pleno de RH da empresa Dock; Tatiane Sousa, gerente de Engenharia de Software Sênior da Tribo Forks, na Dock, e Angelina Sales, ex-aluna do CI e líder de Qualidade de Software da RPE, também na Dock.

PARTICIPANTES - O evento "Computação além dos códigos" contou com a presença de Lauricéa Silva, representante da Secretaria de Educação da Paraíba; Ana Cristina Rose, do Colégio da Polícia Militar (PM); Tiago Maritan, vice-diretor do CI, e das professoras Josilene Aires e Giorgia Mattos, coordenadoras do projeto.
O Colégio da PM trouxe para o evento um grupo de alunas que já recebem formação na área de Informática, através de parceria da PM com o projeto Meninas na Ciência da Computação, do CI. Também estiveram presentes as alunas do CI que integram o projeto, além de alunas de diversos cursos da UFPB.


TEXTO E FOTOS: @madrilena_2020, da Ascom do CI